sábado, 3 de março de 2018

IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança




"Os Estudos da Criança são, por princípio, interdisciplinares. O conhecimento produzido neste campo deve ser capaz de criar novas imagens sociais, de ampliar o conhecimento dos modos de vida das crianças, de focalizar sob lentes mais nítidas os cotidianos, as práticas sociais, as subjetividades, os modos de expressão cultural, os contextos de vida e as condições estruturais da infância. Devem, acima de tudo, resguardar o direito das crianças de viverem plenamente suas infâncias." (grifo nosso)



A educação da infância é lugar de multiplicidades de visões, por isso, exige a presença laboral, investigativa e política dos olhares daqueles que se formam, estudam e produzem conhecimento na Arte, na Cultura Corporal, na Música, na Estética, e NÃO APENAS na Pedagogia. NÃO há como entender isso de forma unilateral.

Esse é um ponto bastante importante para que seja possível avançar num projeto de formação humana mais completo, mais integral, mais interdisciplinar, MAIS GENEROSO para com as crianças que são por sua constituição social, cultural entre outras, sujeitos com NECESSIDADES e DIREITOS que SOMENTE podem ser SUPRIDAS se os educadores compreenderem tais necessidades à luz de referências teóricas, metodológicas e filosóficas que agregam os elementos congruentes das áreas de conhecimento científico, social, cultural e político, articulados pedagógica e metodologicamente. Não é por nada que o tema do Simpósio conclama-nos a defender os DIREITOS DAS CRIANÇAS.

Para reforçar esse entendimento que, lamentavelmente vem enfrentando resistências, limitações, desencontros e por incrível que pareça, PARECE estar lutando contra uma visão retrógrada para o século XXI, limitante para as pedagogias que defendem currículos e projetos pedagógicos interdisciplinares, preconceituosa para com outros sujeitos que se debruçam sobre o tema da infância, e aparentemente alinhada com a lógica excludente do capital nos tempos atuais, no que tange as práticas de segregação e divisão entre profissionais quando cria uma disputa entre os educadores, como tem feito alguns conselhos profissionais por aí.

Para isso, então, nosso BLOG, ANUNCIA que será realizado o IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, que acontecerá aqui em Goiânia/Go, que será no período de 22 a 25 de Agosto  2018.

O prazo para as inscrições de trabalhos está esgotando. Corra que ainda dá tempo até 10/03/18. 


Mais informações, prazos e inscrições, acesse o site do evento AQUI


Créditos das Obras de Antônio Poteiro.


Utilizadas na arte do evento - visite o Instituto Poteiro

Postar um comentário