Teses e Dissertações

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO


A formação de professores de Educação Física na FEF-UFG: um olhar de limites e possibilidades - Sérgio de Almeida Moura - Mestrado em Educação - UFG 2001.

Gênese e sentidos dos parâmetros curriculares nacionais e seus desdobramentos para a educação física escolar brasileira - Anegleyce Teodoro Rodrigues Mestrado em Educação - UFG 2001.

Novos ordenamentos legais e a formação de professores de educação físicapressupostos de uma nova Pedagogia de Resultados - Nivaldo Antônio Nogueira David Mestrado em Educação Física - UNICAMP 2003.



As trabalhadoras da educação infantil e a construção de uma identidade política - Hugo Leonardo Fonseca da Silva - Mestrado em Educação - UFG 2006.

Política e formação: o programa esporte e lazer da cidade no Distrito Federal e entorno - Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo - Mestrado em Educação Física - UnB 2009.

A Educação física na organização do trabalho pedagógico em ciclos de aprendizagem na rede municipal do Recife - Eliene Lacerda Pereira - Mestrado em Educação Física -UFPE-UFPB 2010.

A educação do corpo de crianças e jovens: um estudo de caso no cotidiano de um abrigo - Jaciara Oliveira Leite - Mestrado em Educação Física - UFSC 2010.






TESES DE DOUTORADO

Anegleyce Teodoro Rodrigues - A universidade como instituição social de formação e como organização administrada: confronto de sentidos nas reformas acadêmicas do ensino de graduação da Universidade Federal de Goiás entre 1983 e 2002.

Tadeu João Ribeiro Baptista - Educação do corpo: produção e reprodução.


Ana Rita Lorenzini - Conteúdo e método da Educação Física Escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da metodologia Crítico-Superadora no trato com a ginástica.

Roberto Furtado - André Gorz: trabalho, tempo livre e liberdade.

Lino Castellani Filho - Educação Física no sistema educacional brasileiro: percursos, paradoxos e perspectivas.

Eliana Ayoub - A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas para a educação física escolar.

Luiz Carlos de Freitas - Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática.

Lívia Tenório Brasileiro - Dança - Educação Física: (In)tensas relações.

Augusto César Rios Leiro - Educação e mídia esportiva: representações sociais das juventudes.

Hajime T. Nozaki - Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão.

Alexandre Scherer - O desafio da mudança na formação inicial de professores: o estágio curricular no curso de licenciatura em Educação Física.