terça-feira, 6 de março de 2018

Curso Educação para a Sustentabilidade: teoria e prática - EaD


Inscrição para o curso Educação para a Sustentabilidade: teoria e prática na modalidade EaD
Proposta de novo oferecimento do curso Educação para a Sustentabilidade: teoria e prática na modalidade EaD

O curso EaD “Educação para a Sustentabilidade: teoria e prática” teve três oferecimentos pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) ligado à UNESP de Rio Claro. Por razões internas ao CECEMCA, optou-se por encerrar as atividades deste curso. Desta forma, este novo oferecimento, realizado através de outro vinculo institucional (Editora Na Raiz), visa permitir que mais pessoas tenham acesso ao material preparado, independentemente de sua localização geográfica. 

O curso foi criado e será ministrado por Valdir Lamim-Guedes CV: http://lattes.cnpq.br/3473994189361010


Inicio do curso: 14/março 
Inscrições: 6/março – 25/março
Duração: 8 semanais
Carga horária: 30 horas (entre 3 e 4 horas semanais distribuídas em 8 semanas)
Plataforma usada durante o curso: Google Classroom

Objetivos do Curso
• Informar sobre sustentabilidade, apresentando e discutindo conceitos e teorias sobre este tema; 
• Apresentar os princípios da educação ambiental; 
• Apresentar formas de tratar sustentabilidade e mudanças de comportamento em atividades formais e não-formais; 
• Discutir como inserir esta temática dentro da vida cotidiana e atividade profissional do cursista, principalmente em atividades educacionais.

Justificativa
A sustentabilidade é uma temática urgente devido à crise civilizatória (não é mais “apenas” ambiental). Desta forma, informar, refletir, discutir e construir conhecimento conjuntamente é uma ação essencial para obtermos respostas/caminhos para uma educação que favoreça o alcance de uma maior justiça socioambiental. 
Uma sustentabilidade real, aquela que vai além de uma estratégia de marketing ou do modelo simplista do “triângulo da sustentabilidade”, é determinada pela existência de diferentes dimensões da sustentabilidade (ecológica, econômica, espacial, cultural e social). Desta forma, o debate proposto neste curso é mais amplo do que apenas a gestão de recursos naturais ou redução da poluição, mas inclui aspectos econômicos, sociais, pedagógicos e ecológicos que devem ser levados em conta nas ações de educação para a sustentabilidade.

Conteúdo programático
Os módulos são semanais, sendo ao todo 8 semanas de curso.
• Ambientação e Módulo 1: O que é sustentabilidade? 
• Módulo 2: Estudos de casos de problemas socioambientais 
• Módulo 3: Princípios de Educação para a Sustentabilidade e educação ambiental 
• Módulo 4: Atividades escoladas e não-escolares de EA e EpS 
• Módulo 5: Pegada ecológica 
• Módulo 6: Mudanças de comportamento 
• Módulo 7: Comportamentos e o uso de recursos naturais 
• Módulo 8: Encerramento (entrega do trabalho final)

Metodologia do curso
O curso será oferecido totalmente à distância. Este será composto por um material didático básico semanal (arquivo em pdf), leituras complementares, recursos audiovisuais e espaço interativo. Cada módulo tem a duração de 1 semana. Serão realizados debates semanais, nos quais os alunos apresentarão seus pontos de vista sobre os assuntos tratados na semana, embasados pela discussão proposta no material e em suas leituras extras. Durante o curso, os alunos farão produções textuais individuais e realização do trabalho final (produção de texto).

Critérios de Avaliação: Participação nos debates semanais e a realização do trabalho final.

Perfil dos candidatos: Professores de diversas áreas de formação e demais profissionais e/ou estudantes universitários interessados na temática.

Resultados previstos
Espera-se que o participante, ao fim do curso, seja capaz de: a) Relacionar, de forma satisfatória, as temáticas abordadas no curso aos conteúdos curriculares das diferentes séries da Educação Básica; b) Compreender a importância dos conteúdos de Educação para a sustentabilidade abordados no curso; c) Desenvolver todas as atividades propostas fazendo uso da plataforma Google Classroom; d) Participação facultativa em publicação digital coletiva do material didático e dos trabalhos finais enviados. O resultado “d” não é obrigatório para a conclusão e certificação do curso. 

Número de vagas: 50

Investimento

A política de acesso ao curso é “livre acesso”, visando a disseminação das informações apresentadas ao longo do curso. Este procedimento é o mesmo adotado para MOOCs (massive open on-line course). Portanto, o acesso ao curso é gratuito. 

Para aqueles que quiserem um certificado de conclusão de curso, será cobrada uma contribuição de valor igual ou superior a R$20,00 (o participante é convidado a doar um valor superior ao mínimo para fins de remuneração do professor e para cobrir custos de implementação do curso). O certificado digital (enviado por e-mail) será emitido pela Editora Na Raiz e assinado pelo ministrante do curso, com um total de 30 horas.

As orientações de acesso serão enviadas por e-mail. Para continuar a sua inscrição, leia o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido na próxima página e preencha o formulário na página seguinte.

Dúvidas, mande um e-mail para lamimguedes@gmail.com


Fonte: CEDEFES 
Postar um comentário