segunda-feira, 19 de março de 2012

Mostra Feminino Plural


Em homenagem ao mês da mulher, o Projeto Cinema no Museu Antropológico irá exibir, nos dias 28, 29 e 30 de março, uma mostra temática com a projeção de filmes que retratam as alegrias e opressões que perpassam o universo feminino.


Com entrada gratuita e direito à declaração de participação, a mostra ocorrerá sempre às 14 horas, no Auditório Professor Acary de Passos Oliveira, do Museu Antropológico. A Mostra Feminino Plural, como foi intitulada, irá exibir os filmes Irina Palm, de Sam Garbarski, Moolaadé, do diretor africano Ousmane Sembene, e Thelma e Louise, de Ridley Scott, conforme a programação abaixo:

Quarta- Feira - 28/03 - 14h
Irina Palm 
Direção: Sam Garbarski (Bélgica, 2007) Duração: 103 min
Debatedora: Fátima Regina Almeida/pesquisadora do Ser-tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade/UFG
Sinopse: Maggie (Marianne Faithfull) é uma viúva em torno dos 50 anos, que precisa conseguir dinheiro para pagar o caro tratamento médico de seu neto. Desesperada, ele vagueia pelas ruas do Soho londrino até encontrar um aviso de "Procura-se uma recepcionista", afixado na porta do clube privêSexy World. Decidida, Maggie se apresenta para a vaga e consegue o emprego. Com a ajuda da colega Luisa (Dorka Gryllus), ela logo aprende as manhas da profissão, tornando-se a sedutora Irina Palm. Rapidamente ela se torna a estrela mais lucrativa e procurada do clube, mas sua vida dupla gera desconfiança em seu filho e as fofocas dos vizinhos.


Quinta-feira – 29/03 - 14h
Moolaadé 
Direção: Ousmane Sembene (Europa/Africa, 2004) Duração: 119 min 
Debatedora: Eliane Gonçalves/ professora da Faculdade de Ciências Sociais/UFG 
Sinopse: Em um distante povoado africano, ligado apenas pelo rádio, o costume da mutilação genital feminina é temido por todas as garotas. Seis delas, segundo a tradição, devem passar pelo ritual num determinado dia, condição para a conquista de um ótimo pretendente e de um casamento bem-sucedido. O pavor é tanto que duas morrem afogadas num poço. As outras quatro buscam a proteção de Collé, uma mulher que não permitiu que sua filha fosse mutilada, invocando o “moolaadé” (proteção sagrada). O fato gera comoção e ganha adesão de mulheres e simpatizantes contrários à mutilação.

Sexta-feira – 30/03 - 14h
Thelma e Louise 
Direção: Ridley Scott (EUA, 1991) Duração: 129 min
Debatedora: Kely Carvalho/graduanda do curso de Comunicação Social - Audiovisual/UEG
Sinopse: Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas, uma garçonete quarentona (Susan Sarandon) e uma jovem dona-de-casa (Geena Davis), resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Intercâmbio Cultural pelo telefone (62) 3209 6375 ou no sítio do museu ( www.museu.ufg.br).

Local: Museu Antropológico/UFG - Auditório Prof. Acary de Passos Oliveira 
Endereço: Avenida Universitária, 1166, (Praça Universitária)

Nenhum comentário: