quarta-feira, 14 de agosto de 2013

II Festival Internacional de Teatro para Bebês

O GRUPO SOBREVENTO realiza, de 23 de agosto a 16 de setembro, o PRIMEIRO OLHAR – II FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS.

A programação tem ENTRADA FRANCA e reúne as Cias. La Casa Incierta (Madri-Espanha), Teater Refleksion (Aarhus-Dinamarca), Les Incomplètes (Québec-Canadá), Cia. Pés Pequenos e Grupo Sobrevento (São Paulo-Brasil), que apresentam espetáculos, participam de mesas-redondas e coordenam oficinas no CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas de São Bernardo do Campo, no Espaço Sobrevento e em Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo.
Voltados para o público de seis meses a quatro anos, os espetáculos revelam um teatro surpreendente, provocador, poético, comovedor, moderno, que mostra a maturidade alcançada pela Arte voltada para a primeira infância e os novos caminhos teatrais que ela aponta.

23 de agosto, 19h – ABERTURA DA MOSTRA

MESA-REDONDA “Criação no Teatro para Bebês – Pedagogia ou Poesia?”
GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL CIA. LA CASA INCIERTA | MADRI_ESPANHA
CLAC – São Bernardo do Campo


OFICINA: “Em Busca de uma Dramaturgia para a Primeira Infância” 
com a CIA. LA CASA INCIERTA | MADRID_ESPANHA
30 de agosto | 2 e 3 de setembro, das 9h às 12h| CLAC – São Bernardo do Campo
Público: Destinada a artistas, pesquisadores e educadores.
25 vagas.

Inscrições pelo e-mail info@sobrevento.com.br

O Teatro para Bebês obriga os seus criadores a uma nova postura e a um novo olhar. Partindo do pressuposto de que todo ser humano tem uma capacidade inata de entendimento, de comunicação e de sensibilidade, chegamos a um ponto que desconhecemos, em que temos mais a aprender que a ensinar. Não nos servem mais os truques, as caretas, as cartas na manga, a emoção técnica e superficial, os velhos esquemas. E, de quebra, descobrimos que o espaço, o jogo, a forma e o lugar social que o Teatro assumiu também podem ser questionados. E que estas ideias às quais andamos agarrados - mesmo princípios científicos e fundamentos pedagógicos - não passam de preconceitos. E temos que olhar tudo como pela primeira vez. E redescobrir aquilo que achávamos que conhecíamos. Em busca de um novo Teatro, de uma nova comunicação e de nós mesmos. A oficina será um bom momento para começar a desconfiar do que acreditamos saber e confiar no que desconhecemos.


16 de setembro, 19h – ENCERRAMENTO DA MOSTRA

MESA-REDONDA “O Ator no Teatro para Bebês – Caminhos para uma Comunicação Poética”
GRUPO SOBREVENTO e CIA. PÉS PEQUENOS | SP_BRASILTEATER REFLEKSION | AARHUS_DINAMARCA LES INCOMPLÈTES | QUÉBEC_CANADÁ

Espaço Sobrevento – São Paulo

Acesse a programação completa em http://www.sobrevento.com.br/noticias.htm#1

O projeto é uma realização do Grupo Sobrevento e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2012, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Instituto Cultural da Dinamarca, Escritório do Governo do Québec em São Paulo, Conselho de Artes e Letras do Québec (CALQ), Ville de Québec e INAEM – Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música – Governo da Espanha. 
___________________________
Fonte: Grupo Sobrevento - Brasil

Nenhum comentário: