quinta-feira, 1 de agosto de 2013

2ª Sesc Aldeia Diabo Velho - até sábado

Uma belíssima iniciativa e programação do Sesc em Goiás-Goiânia. Vale muito a pena conhecer e participar. E aqui um trecho da explicação do nome da programação.

Por que Diabo Velho?

Você sabia que a ocupação do Estado de Goiás começou nas primeiras décadas do século XVIII com expedições de bandeirantes procurando explorar as minas de ouro? 


Um dos mais conhecidos foi Bartolomeu Bueno que acabou entrando para o imaginário como o ‘descobridor’ de Goiás porque mesmo que os outros bandeirantes e os jesuítas ‘passassem’ por aqui, foi ele que estabeleceu morada. 

Uma das histórias mais conhecidas sobre esse controverso personagem dá conta de que ele, que era cego de um olho, teria ateado fogo a uma bacia de aguardente e ameaçado os índios de que faria o mesmo com a água do rio se esses não revelassem onde estariam escondidos ‘tesouros’. Surpresos com aquela demonstração de poder, os índios teriam passado a chamá-lo de Anhanguera. De origem tupi, decorre de anhanga, ‘ser maligno’ e uera ‘o velho, o que já foi’. Na tradução genérica para o português, a melhor aplicação seria exatamente essa: Diabo Velho. 

E o Sesc Goiás pretende, com esse nome, levantar reflexões sobre nosso povo, rememorar a história, lançar olhar sobre as heranças culturais que marcaram os goianos de tal forma que ainda hoje procuramos por nossa identidade indígena/negra/branca.


Fonte e programa: Acesse Aqui


O blog já tinha feito uma postagem sem titular a instituição promotora, mas de qualquer forma, nos atemos aqui para anunciar a autoria.

Nenhum comentário: