sábado, 21 de abril de 2018

Mesa Redonda: Diálogos Abertos sobre Educação Infantil - Campos de experiência da BNCC e áreas do conhecimento


Durante o III Seminário de Educação Infantil realizado pelo Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância (GEPEFI) no 14° CONPEEX – Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), tivemos a oportunidade de realizar a mesa redonda “Diálogos abertos sobre Educação Infantil: contribuições das áreas de conhecimento para a formação humana”, cujas discussões nos possibilitaram ampliar o debate sobre as possibilidades das Áreas de Conhecimento na Educação Infantil e suas respectivas contribuições para uma formação humana integral.  

Ao término da referida mesa redonda, mencionamos a possibilidade de realizarmos outras discussões sobre a Educação Infantil, dando destaque à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estava em processo de elaboração. 

Recentemente publicada, a BNCC institui cinco campos de experiência para a Educação Infantil, a saber: 
1. O eu, o outro e o nós; 
2. Corpo, gestos e movimentos; 
3. Traços, sons, cores e formas; 
4. Escuta, fala, pensamento e imaginação; e, 
5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, os quais determinam objetivos de aprendizagem a serem alcançados no processo de desenvolvimento da criança. 

Considerando esta organização curricular e demais aspectos que caracterizam esta política educacional, objetivamos materializar outro momento de análise crítica e discussão sobre a Educação Infantil, o qual também ocorrerá no formato de uma mesa redonda intitulada:

“Diálogos Abertos sobre Educação Infantil: campos de experiência da BNCC e áreas do conhecimento”. 

O evento ocorrerá no dia 02 de Maio de 2018, às 19 (dezenove) horas no miniauditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). 

Mediante o exposto, convidamos todas as acadêmicas e acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Pedagogia, todas as professoras e professores a acompanhar esta discussão, analisando criticamente o referido documento e suas concepções.

VENHA, PRESTIGIE, PARTICIPE E FIQUE POR DENTRO
Postar um comentário