quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Foi a Dilma Rousseff que disse...

Fico pensando sobre qual o valor das palavras de um político quando ele está em campanha eleitoral? Aqui é a Dilma, mas já tivemos Lula e FHC na presidência do país, mas também já tivemos inúmeros desses no governo do Estado e prefeitura de Goiânia.

Como fazer esses indivíduos honrarem suas promessas? Como fazer o discurso sair do palanque?

Pense nisso!

Abaixo, uma transcrição de nossa presidenta Dilma Rousseff, sobre o que ela pensa(va) do valor dos professores no debate com o adversário Serra.




"Se não houver pagamento digno para professores, não  há valorização pela sociedade da profissão de professor. Então, não como no Brasil se fazer, qualidade da educação, sem pagar bem o professor.
Nós começamos a fazendo  o piso nacional do magistério elevando o salário pra R$ 1.024,00 (mil e vinte e quatro reais). É pouco? É pouco, porque o professor pra ser valorizado, ele precisa de ganhar bem e mais, ele precisa de ter formação continuada.
Não se pode também, estabelecer com o professor, uma relação de atrito com quando o professor pede melhores salários; recebê-los com cacetetes ou interromper o diálogo. O diálogo é fundamental no respeito a essa profissão e o Brasil, só irá sair de uma situação de país emergente, para uma situação de pais desenvolvido, se a gente assegurar qualidade de educação pra nossos filhos e pra nossas crianças.
Então, pra gente falar em creche, pra gente falar em educação básica, ensino fundamental, nós precisamos ter professores bem formados e ter professores bem pagos.
Aí, a sua filha vai ficar orgulhosa, seus filhos vão ficar orgulhosos, - olha, eu sou professora e sou reconhecida socialmente.
Por isso eu farei da campanha pra pagamento de salário dos professores uma das questões fundamentais do meu governo. Pagar bem ao professor é o grande desafio que nós temos nos próximos anos.
Pra além de qualquer outra coisa..." (Grifo nossos)

2 comentários:

TecBlog disse...

"Então, pra gente falar em creche, pra gente falar em educação básica, ensino fundamental, nós precisamos ter professores bem formados e ter professores bem pagos.". Este trecho transcrito é a conclusão do discurso onde ela informa qual tipo de professor está se referindo. Em nenhum trecho do vídeo menciona professor de nível superior de universidade pública. Para estes o salário hoje começa em torno de 4 mil reais por mês indo até quase 8 mil para doutores. No fim de carreira pode exceder os 12 mil ou 15 mil mensais dependendo da titulação. Pode ser conferido aqui: http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/index.asp. Pode até parecer, mas este meu argumento não é em defesa da Dilma. Estou vendo muito este vídeo circular na internet, mas todo o contexto do vídeo está sendo ignorado. A pergunta da eleitora à presidente Dilma não é mostrada no vídeo. A pergunta é importante para se entender o contexto da resposta. Mesmo sem a pergunta no caso em questão é possível concluir que a perguntar fui justamente sobre a remuneração dos professores de educação básica e ensino fundamental. Esta questão de analisar todo o contexto é interessante. Veja uma imagem que explica melhor o que quero dizer: http://fosgrafe.files.wordpress.com/2008/06/imagens_que_mentem_f_007.jpg. A imagem pode ser dividida em três. Se analisarmos cada uma separadamente, a conclusão é diferente em cada uma delas. Isto é o mesmo para um vídeo ou gravação de áudio. Através de partes de trechos de alguma situação podemos levar o leitor, ouvinte ou telespectador a uma conclusão que queremos. Basta mostrar o trecho que melhor dá ênfase no que o autor quer mostrar.

blogdosergiomoura disse...

Oi TecBlog!
Sua observação é interessante e acredito que existem muitas informações que realmente, encaixam em sua análise e no exemplo que colocaste.
Mas, o objetivo deste post, não era especificamente, tratar a questão dos professores no ensino superior, e concordo com você que resposta da candidata Dilma (naquele momento) referia-se ao professores da educação básica. Mas, por analogia, o discurso dela retrata elementos que a categoria docente do magistério superior enfrenta, em especial, quando ela fala sobre o diálogo. E pensando o objetivo do post é possível identificar na estrutura da educação básica em diversos Estados e Municípios em que os professores são desrespeitados, mal pagos e tratados "quase que a cacetete".
De qualquer forma, obrigado pela sua observação acerca do sentido de uma imagem, texto ou áudio quando são tirados do contexto.
Sua participação nos ajuda a pensar e a continuar pensando nos formatos de apresentação. Um abraço!