quarta-feira, 25 de abril de 2012

III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: Políticas e desafios na produção da pesquisa


22 a 24 de agosto de 2012 - Aracaju [SE]


O GRUPECI, Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, tem por objetivo promover e ampliar o diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento que têm como temática os estudos das crianças e suas infâncias. É um evento que se caracteriza pela interlocução entre grupos de pesquisa e pela apresentação de trabalhos de forma articulada no interior dos grupos. Nossa temática no encontro de 2012 será: políticas e desafios na produção da pesquisa.

EIXOS TEMÁTICOS:
1. Concepções de Infância
Contempla os campos de conhecimento acadêmico voltados para a reflexão sobre os paradigmas contemporâneos sobre a infância, tais como: Sociologia da Infância, Antropologia da Infância, Geografia da Infância, Filosofia da Infância, História da Infância, Psicologia do Desenvolvimento e outras.
2. Infância e Tecnologias
Abrange pesquisas e reflexões sobre as duas dimensões pedagógicas das TICs. A primeira voltada para as relações entre mídias e culturas da infância. A segunda para as mediações tecnológicas nos processos educacionais formais.
3. Práticas Escolares e Infâncias
Estuda o cotidiano da escola, incluindo suas atividades, organização do espaço, do tempo, as interações, documentação, avaliação, conteúdos e metodologias.
4. Políticas para a Infância
Contempla as ações políticas e legislações referentes à Educação Infantil e a infância em geral. Aborda as pesquisas e reflexões sobre a formação de professores em suas dimensões e especificidades: creches, pré-escolas, movimentos sociais, educação indígena, educação a distância e outras.
5. Infância, Inclusão e Diversidade
Contempla estudos sobre concepções, políticas e práticas com foco na infância e relacionadas às múltiplas diversidades, de modo especial, às identidades e diversidades de gênero, sexualidade, regionais, práticas sociais/culturais, relações etnorraciais e inclusão de crianças com necessidades especiais.

ENVIO DE RESUMOS -  Até 20 de junho de 2012.
Apreciação pelo Comitê Científico - Até 20 de julho de 2012.
Divulgação dos Trabalhos Aprovados - Até 21 de julho de 2012 [14:00h].
RECURSOS - Dias 21 e 22 de julho de 2012.
Resultado em 22 de julho de 2012
Envio do trabalho completo(*) - Até 31 de julho de 2012.
(*) Para publicação nos Anais em CD-Rom do evento, restrito aos resumos aprovados.
Divulgação da programação dos Trabalhos - Até 10 de agosto de 2012.
FIM DAS INSCRIÇÕES - 24 de agosto de 2012.

Normas Gerais para a Inscrição:
Por se tratar de um evento baseado em pesquisas desenvolvidas nos diferentes grupos, não serão aceitas inscrições para apresentações de trabalhos individuais, mas somente dos grupos de pesquisas.
Cada grupo poderá escrever até 4 trabalhos (formando 01 conjunto) e seus autores deverão estar devidamente inscritos no evento.
As apresentações serão realizadas em mesas compostas pelos respectivos grupos de pesquisa.
Inscrições individuais somente para participação geral no evento [ouvinte].
[Atenção] Cada Grupo de Pesquisa só poderá escrever 01 conjunto de trabalho.

Mais informações: http://www.grupeci.pro.br/


Fonte: www.antropologiadacrianca.blogspot.com

Nenhum comentário: