terça-feira, 27 de julho de 2010

Goiás Sediará a Próxima Reunião Anual da SBPC

JC e-mail 4061, de 27 de Julho de 2010.
   
1. Goiás sediará a próxima Reunião Anual da SBPC
Em 2012, o encontro acontecerá no Maranhão.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abrigará a 63ª Reunião Anual da SBPC. A universidade-sede foi escolhida por unanimidade pelo Conselho Superior da SBPC, que se reuniu neste sábado (24/7), em Natal (RN), às vésperas da 62a Reunião Anual da SBPC, que acontece pela segunda vez na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião, também ficou definido que a Reunião Anual de 2012 será na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Além dos conselheiros e da Diretoria da SBPC, estiveram presentes na reunião do Conselho os reitores da UFG, Edward Madureira Brasil, e da UFMA, Natalino Salgado Filho.

A o mesmo tempo em que apontou os avanços na articulação política e institucional e as conquistas na gestão da entidade, o Conselho Superior manifestou preocupação com o futuro da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação do país. A CT&I como política de Estado, os recursos do Pré-Sal, a agenda científica dos presidenciáveis, a autonomia universitária, os marcos regulatórios do setor, as parcerias e o fortalecimento da comunidade científica permearam a reunião ordinária conduzida pelo presidente da entidade, Marco Antonio Raupp.

Os conselheiros analisaram o quadro e as perspectivas da ciência num cenário iluminado pela transição política. É neste contexto que foram convidados os presidenciáveis para dialogar e conhecer a realidade dos que produzem ciê ncia no Brasil, durante a 62ª Reunião Anual. O presidente da SBPC adiantou que, a exemplo do que ocorreu na eleição de Lula, também acolherá os candidatos buscando "tornar o setor prioridade, independentemente de quem vencer a eleição".

A prestação de contas oferecida pela diretoria da SBPC foi aprovada com louvor pela Comissão de Finanças e pelo Conselho da SBPC. Além de marcada pela estabilidade econômica, pela primeira vez na sua história a entidade, fundada em 1948, passará a contar com imóvel próprio para abrigar suas atividades administrativas. A aquisição desse imóvel, no centro de São Paulo, irá profissionalizar e melhorar suas operações e reforçar sua autonomia e independência política. Pensando estrategicamente, a direção da SBPC planeja abrir um escri tório de representação em Brasília (DF), atendendo, dessa forma, às constantes demandas junto ao governo e ao Congresso Nacional.

Na linha da valorização e da popularização da atividade científica, a SBPC está lançando um vídeo sobre a sua história de 62 anos. O objetivo é tornar a entidade mais conhecida e atrair novos sócios. O próximo vídeo, em 2011, por sugestão dos conselheiros, mostrará, além da caminhada científica da SBPC, a luta da entidade no enfrentamento ao regime militar instalado em 1964 e que perdurou até 1985.

(Assessoria de Imprensa da SBPC)

Nenhum comentário: